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sábado, 26 de outubro de 2013

"Resultados da Prova Brasil apontam que a Educação em Casinhas precisa ser reavaliada com urgência", afirma Laura Sousa


Da Redação do Blog
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma triste notícia relacionada à Educação no município de Casinhas (mas que precisa ser dada): durante reunião realizada no último dia 25/09 na GRE do Vale do Capibaribe, sediada na cidade de Limoeiro, foi exposto aos municípios da região os resultados da avaliação externa da Prova Brasil referentes ao ano de 2011 e Casinhas, infelizmente, apresentou as piores colocações do ranking.


"A colocação do nosso município no ranking divulgado pelo Prova Brasil foi realmente constrangedora. E não adianta querer maquiar ou ser omisso com a triste realidade. Temos, sim, é que avaliar todas as causas desse resultado. Já começamos a nos reunir com os gestores escolares e as equipes pedagógicas das escolas para, além de realizar essa avaliação, convocar-lhes a intensificar o trabalho educacional para que realmente ocorra uma maior e melhor aprendizagem no município", declarou a secretária de Educação de Casinhas, Laura Sousa.

Confira, nos gráficos abaixo, a colocação de Casinhas no ranking da Prova Brasil e a agenda completa do encontro com os gestores escolares:


                     

                          

Prova Brasil – A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.


A partir dessas informações, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.