Subscribe:
.

sábado, 26 de julho de 2014

OPINIÃO I Festival do Diogo completa 25 anos garantindo vitrine para a Cultura do Agreste

Foto: Facebook/Divulgação
Por JOSÉ DEYBSON SOUZA DE LIMA*
charlesnasci@yahoo.com.br

Hoje tenho a oportunidade de escrever sobre uma das mais conhecidas e belas festas que recordam o São João no Agreste de Pernambuco. Organizada pelo ex-vereador de Casinhas Walter Borges, e sua esposa, Jane Farias, o Festival de Quadrilhas do Diogo - realizada no centro da comunidade, na rua Manoel Pereira da Silva, entre a Escola Nossa Senhora de Fátima e o Bar do Pitôta - entra este ano na sua 25ª edição e costuma reunir um grande público na comunidade.

Se apresentam no festival diversas quadrilhas, vindas de várias cidades do Estado de Pernambuco e até da Paraíba. Essa festa não é uma festa qualquer. E que não tem como único destaque apenas as quadrilhas juninas. Destacam-se no evento também as manifestações culturais e o forró pé-de-serra, saindo diretamente da própria cidade, celeiro de talentosos nomes do forró, como Zé Cantor e Damião Show. Hoje a 'festa de Walter Borges', como é mais conhecida, é um dos eventos mais aguardados do meu amado agreste pernambucano, tendo como principal objetivo resgatar e dar vitrine para a nossa autêntica cultura popular.

Clique e leia também:

Para completar, ainda temos a famosa ciranda, que é formada pelas pessoas mais antigas, como Dona Nêm, Dona Ilda, Dona Tôinha (tia de Nêgo de Belo), Seu Mariano, Dona Nativa, e pelos mais jovens, como Ana de Seu Belo, Adriana de Dona Dete e Aparecida Ribeiro (Cidinha), entre outras. 'Cidinha', aliás, é tia deste escritor que aqui vos escreve e por quem tenho um carinho muito especial. Walter Borges e Jane Farias, além de serem grandes amigos deste escritor, são duas pessoas por quem eu tenho grande respeito e admiração, um casal 
de bem com a vida, super-gentis, e, como diria Faustão, 'os pais de Eduardo José e Joana Sofia'. Parabéns!

*José Deybson Souza de Lima é escritor e leitor assíduo deste Blog.