Subscribe:
.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PAIXÃO I José Julián, cubano do 'Mais Médicos' em Casinhas, fala sobre sua participação no 11º Encontro de Radioamadores do Nordeste

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Muita gente já deve ter percebido que o cubano José Julián Rivera Rodríguez (foto ao lado), um dos profissionais enviados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, para atuar aqui no município de Casinhas, é um excelente médico, mas a grande maioria desconhece que uma de suas maiores paixões nas horas vagas é o radioamadorismo.

Pois é, a atividade não é muito conhecida por estas bandas, mas é praticada em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades, para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. Assim como outros hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade e que obrigatoriamente deve ser seguida pelos seus praticantes, chamados de radioamadores.
No último sábado (29), aconteceu na vizinha cidade de Surubim o 11º Encontro de Radioamadores do Nordeste e, claro, nosso Rivera marcou presença! Em depoimento exclusivo aqui para o Blog, o cubano nos conta quais foram suas impressões sobre o evento e como a atividade também é utilizada, inclusive, como auxílio para salvar vidas! Confira:

"Geralmente são efetuados encontros regionais com colegas radioamadores para fortalecer os laços de amizade e trabalho, compartilhar e trocar opiniões e experiências, colocar os assuntos de interesses em dia e até mostrar os últimos contatos feitos com aquele equipamento novo ou para testar uma antena de fabricação artesanal. No último sábado, dia 29 de novembro de 2014, durante o 11º Encontro dos Radioamadores do Nordeste, realizado na Churrascaria Brasa Quente, em Surubim, não foi diferente.

O evento contou com a presença do presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE-PE), José Manoel Nascimento (PY7JN), e toda sua equipe de trabalho! Presentes também, estiveram colegas dos estados vizinhos, a exemplo da Paraíba, Alagoas e Ceará. O momento foi aproveitado por muitos para vender e comprar equipamentos, conhecer pessoalmente os colegas que há muito tempo se conheciam pelas ondas da rádio ou até para reencontrar velhos colegas que não tinham se visto por longo tempo. 
Foto: Divulgação/Reprodução
Foto: Divulgação/Reprodução
Foto: Divulgação/Reprodução
Sou um médico e radioamador cubano, que atualmente mora em Casinhas e trabalha no PSF do Junco e Lagoa de Pedra. Lá na minha terra me identificam como CL3JRR (Charlie Lima 3 Juliet Romeo Romeo), mas aqui em Pernambuco sou conhecido como PY7ZJR (Papa Yanqui 7 Zulu Juliet Romeo). Verdadeiramente, acho muito emocionante falar através de um equipamento de rádio com alguma pessoa desconhecida que pode morar no Japão ou na Russia, falar com algum cosmonauta que esteja numa nave espacial e, mais emocionante ainda, é receber em algumas semanas um cartão assinado por aquela pessoa com quem você falou.

Talvez, caro leitor, você esteja pensando que com os avanços das tecnologias, nesta era de computadores, celulares e redes sociais, este hobby perde emoção, mas os radioamadores têm uma coisa da qual nós nos sentimos orgulhosos. Nosso hobby presta também um grande serviço. Sabe por quê? Quando existem desastres naturais, fortes chuvas, secas, furacão, terremotos e as telecomunicações falham, então os radioamadores são ativados colocando seus conhecimentos, experiência e seus equipamentos em inteira disposição para cuidar de vidas.
José Julián com os novos colegas radioamadores ( Foto: Divulgação/Reprodução)
No último sábado, em Surubim, os radioamadores nordestinos reconheceram o trabalho, esforço e dedicação dos radioamadores mais velhos que estiveram conosco nesse evento e lembraram-se de muitos que não estiveram presentes, mas sim nas lembranças. Além disso, os radioamadores nordestinos acolheram um radioamador cubano como se fosse outro mais da turma, a estação CL3JRR/PY7ZJR! Foi, para mim, uma experiência muito linda e maravilhosa!"
Imagem: Divulgação/Reprodução
Imagem: Divulgação/Reprodução