Subscribe:
.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

JORNAL I "Terra da Gente" entrevistou a prefeita Rosineide Barbosa, que fez um balanço da sua gestão nos últimos 2 anos

Entrevista com a prefeita de Casinhas foi destaque de capa na última edição do periódico editado pela jornalista Maluma Marques (Imagem: Jornal Terra da Gente/Reprodução)
Do jornal Terra da Gente
charlesnasci@yahoo.com.br

Ela é conhecida como a "mãe dos casinhenses". Uma mulher simples, de fala mansa, educada e, sobretudo, humana. Maria Rosineide de Araújo Barbosa, natural da cidade de Casinhas, filha de Miguel Agostinho Barbosa (i.m.) e Gizelda Barbosa da Silva (i.m.), é conhecedora como ninguém dos problemas do município, pois nasceu em Casinhas, estudou no distrito de Oratório e na Escola Municipal São Luiz, no Centro. Ela concluiu o 3º grau com formação superior em Enfermagem e também foi vereadora de Surubim. Em seguida, foi eleita a primeira prefeita de Casinhas, em 1996. Foi para a reeleição em 2000 e retornou para cumprir seu terceiro mandato a partir de 2013 com o objetivo de fazer muito mais por sua terra natal.

JTG - Como está a Educação de Casinhas?

Rosineide Barbosa - Quando assumi a administração de Casinhas em 2013, a educação do município estava delicada em relação às escolas públicas. Éramos o último em questão de IDEB na GRE do Vale Capibaribe. Hoje, já conseguimos reverter esse quadro e já somos o oitavo município, com muita luta. A secretária de Educação, Laura Souza, se empenhou trazendo capacitações para os professores. Pagamos o piso salarial da classe, reformamos algumas escolas, como a de Serra do Canto, Fundão, Vila Nova e Catolé do Napoleão. Atualmente, estamos reformando a Escola São Luiz, que antes era um dos cartões postais do município e quando voltamos à administração, encontramos uma situação crítica. Graças a Deus, conseguimos recursos junto ao Governo do Estado para reformar todos os blocos, colocando PVC, cerâmica, dando uma arquitetura mais bonita à fachada da escola. Trouxemos laboratórios de informática e psicopedagogia. Na região, nenhum município tem o quantitativo que nós temos desses profissionais na sua rede municipal. Melhoramos a qualidade da merenda escolar, que hoje agrada muito mais aos alunos. Casinhas agora conta com o Centro de Graduação em Pedagogia, Educação Física e Serviço Social. E quanto á questão dos transportes, temos carros transportando jovens para Campina Grande. Estendemos as mãos para estudantes que vão ingressar na faculdade; recuperamos as bandas e fanfarras na rede municipal; temos escolas com programas como Mais Educação, Atleta na Escola, Mais Cultura nas Escolas e Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.
Imagem: Jornal Terra da Gente/Reprodução
JTG - A Prefeitura de Casinhas vem realizando um excelente trabalho na área da Saúde, como também sabemos que a situação não estava das melhores quando você assumiu a administração. Pode nos contar um pouco?

Rosineide Barbosa - Quando iniciamos a nossa terceira administração, encontramos a nossa Unidade Mista sem médicos e sem compromisso com a população de Casinhas. O laboratório de análises sem condições de uso, equipamento sucateado, Unidades de Saúde da Família numa situação precária, sem medicamentos, gabinetes sucateados e sem profissionais.

JTG - Na sua gestão, o que mudou, então, na área da Saúde?

Rosineide Barbosa - Hoje avançamos bastante, temos médicos 24 horas para atender aos casinhenses e se não encontrar é porque ele foi acompanhar algum paciente, apenas nesse caso. Temos médicos de domingo a domingo. E um bom quadro de técnicos. No início da gestão encontramos ambulâncias sucateadas, fizemos leilão e já adquirimos uma ambulância e uma Ducato nova para atender às pessoas quem fazem hemodiálise, ou ir a Recife ou Limoeiro onde tem especialista. Temos transportes com ar-condicionado que levam as pessoas com conforto para o Recife. Além de termos uma pessoa que nos dá um sustento na Capital para marcar consultas. Estamos em parceria com o Governo Estadual, Federal e Municipal para darmos início à Unidade de Saúde Urbana, para atender melhor a saúde da comunidade. A Unidade Móvel do SESI já realizou mais de 300 exames de mamografia e exame de próstata. Hoje temos Laboratório de Análises Clínicas, que vai até a população, já que antes não tinha. Estamos com seis gabinetes odontológicos novos. Seguramos o SAMU por mais de 10 meses, sem receber recurso do Governo Federal e colocamos recursos do município. Construímos o prédio, mantivemos a manutenção, e tudo isso também com recursos do município. Nossa equipe do NASF tem vários profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Eles fazem um excelente trabalho com a Maior Idade, onde temos um grupo de mais de 100 pessoas fazendo exercícios físicos em nossas escolas e com maior espaço na Academia das Cidades. Temos serviço de Fisioterapia que atende de segunda a sexta-feira na Unidade Mista de Saúde. Temos as especialidades em Ginecologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia e Odontologia. Temos também parcerias com programas do Governo do Estado, que tem a participação ativa do município. Antes, a população reclamava pela falta de médicos e hoje Casinhas está em outro nível. Aqui, o médico só sai quando o outro chega.
Imagem: Jornal Terra da Gente/Reprodução
JTG - Quais as obras que já foram realizadas através da sua 3ª gestão no município? E quais ainda estão sendo projetadas para serem realizadas?

Rosineide Barbosa - Encontramos a estrutura física da cidade numa situação difícil e com obras paralisadas. Mas hoje estamos concluindo a Escola do Catolé, fazendo a cobertura da quadra do Centro da cidade. Eduardo Campos, quando governador, agraciou o município com 80% da cidade asfaltada. Na comunidade de Lagoa Estreita, fizemos a construção do calçamento com recursos do FEM 1 e da Prefeitura. Da mesma forma, realizamos o calçamento da Rua 7, na comunidade de Vila Nova, como também estamos construindo o calçamento da comunidade de Chatinha de Baixo, no pátio da Igreja e da Escola Benedito Rosendo Freire até a a PE-102. Vamos ampliar o calçamento no sítio Junco e também construir o da Rua Maria Cecília, no Centro. Já demos início à quadra poliesportiva coberta de Lagoa de Pedra e, logo em seguida, vamos construir outra no Junco. Melhoramos as estradas vicinais que ligam as comunidades da zona rural com o piçarramento. Realizamos a construção do açude de médio porte, limpeza e construção de açudes, abertura de estradas e serviço de limpeza urbana com um caminhão de lixo compactado. o município de Casinhas agora faz parte do CONIAP e por meio desse consórcio o Poder Executivo busca inserir a cidade num grande projeto de politica pública que torne possível ao município o enfrentamento da responsabilidade ora transferida pelo legislador, em administrar o destino dos resíduos sólidos. Tarefa esta difícil de ser cumprida pela falta de destinação de recursos. A lei transferiu a competência, porém, só deixou de destinar recursos para este fim. Por todas essas circunstâncias, a participação  de Casinhas no consórcio é imprescindível para a sustentabilidade do projeto, uma vez que os municípios unidos tornam-se mais fortes. Através do Programa Água Para Todos, será implantado o sistema de abastecimento nas comunidades de Oratório, Serra Verde e Catolé, Chatinha de Baixo e de Cima, com recursos do Pró-Rural. Essas ações colocarão Casinhas em destaque no cenário regional em relação às condições atualmente encontradas em abastecimento das áreas beneficiadas. Esforços estão sendo feitos com o objetivos de beneficiar outras áreas, pois a água é um direito de todos.

PS - Esta entrevista com a prefeita Rosineide Barbosa e outras matérias sobre Casinhas também podem ser conferidas na versão digital do jornal Terra da Gente. Para Conferir, clique aqui