Subscribe:
.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Juiz determina que Google e Facebook tirem do ar imagens do corpo de Cristiano Araújo

Foto: Google Imagens/Reprodução
Da Folhapress
charlesnasci@yahoo.com.br

Em decisão liminar, o juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, determinou na noite desta quinta-feira (25) que Google e Facebook retirem do ar todas as imagens do sertanejo Cristiano Araújo feitas após sua morte, na quarta (24). Um vídeo da preparação do corpo do cantor para o funeral, gravado na clínica Oeste, especializada em tanatopraxia (técnica de conservação de cadáveres), circulou na internet nesta quinta (25). Fotos também vazaram na web.

Clique e confira também:
Cantor sertanejo Cristiano Araújo morre aos 29 anos

Na liminar, o juiz pede a remoção de "todos os arquivos com conteúdo relacionado à imagem do cantor após o seu óbito, nos procedimentos de autópsia e preparação de corpo, bem como imagens e vídeos feitos no local do acidente expondo a imagem dos corpos".Caso descumpram a ordem, as empresas podem ser condenadas a multa diária de R$ 10 mil. Cabe recurso à decisão. A ação que pede a remoção das imagens da web foi movida pelo escritório do sertanejo, o CA Produções Artísticas.

"A publicação das imagens de necrópsia e da preparação de cadáver, ocorrida concomitantemente ao velório e sepultamento do cantor (...), além de revelar inquietante morbidez, apresenta-se extremamente desrespeitosa ao sentimento de luto das famílias dos vitimados no trágico acidente que ceifou-lhes as vidas, ferindo frontalmente o direito constitucional da intimidade", diz o juiz na decisão. Procurado, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". O Facebook não respondeu a solicitação até o fechamento da reportagem.


FUNCIONÁRIOS SERÃO INDICIADOS  Os dois funcionários que aparecem no vídeo da preparação do corpo de Cristiano serão indiciados, informou nesta sexta (26) a Polícia Civil de Goiás. Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, foram ouvidos pelo delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial. Um deles admitiu ter participado da gravação, mas alegou que quem divulgou o vídeo foi um amigo seu, para quem mostrou as imagens. Essa terceira pessoa será ouvida ainda nesta sexta (26). Os envolvidos vão responder por vilipêndio a cadáver, crime que consiste em em "profanar, desrespeitar ou ultrajar" um corpo. Se condenados, os funcionários podem pegar pena de até três anos, que pode ser convertida em punição alternativa. A clínica Oeste demitiu os empregados e afirmou, em nota, que "repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens".

ACIDENTE 
 Cristiano voltava de um show em Itumbiara (a 200 km de Goiânia) com sua namorada, Allana de Moraes, quando o veículo em que eles estavam, uma Land Rover, saiu da pista na altura do km 614 da rodovia BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás, e capotou no canteiro central por volta das 3h15. A namorada do músico foi atirada para fora do veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. Ele chegou a ser socorrido e levado em estado grave para o Hospital Municipal de Morrinhos, onde recebeu os primeiros atendimentos. O cantor foi transferido de helicóptero para Goiânia, mas chegou ao Hospital de Urgência com morte encefálica. Os corpos foram velados por cerca de 15 horas entre a noite de quarta (24) e a manhã de quinta (25), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e enterrados em túmulos próximos no Cemitério Jardim das Palmeiras.