Subscribe:
.

sábado, 29 de agosto de 2015

"O repórter-amador", da jornalista Sheila Borges, será lançado neste domingo na Fenelivro

Foto: Google Imagens/Reprodução
Do Blog de Albérico Cassiano
charlesnasci@yahoo.com.br

Um livro que traz um novo paradigma da comunicação, focando nos indivíduos que estão criando espaços próprios nas redes sociais nos quais escrevem notícias, sem se submeter aos critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo e aos filtros de edição das redações, e que além disso, colaboram com os jornalistas. É sobre esses atores que a jornalista e professora da UFPE, Sheila Borges, lança no dia 30 de agosto, às 15h, o livro "O repórter-amador", na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), do Centro de Convenções, Recife, no Espaço Café Literário.

O livro, editado com apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), é uma adaptação da tese de doutorado da jornalista, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Nele, ela revela quais são as disposições sociais que mais frequentemente motivam esse cidadão a querer ser produtor de notícia de forma voluntária, sem compromisso profissional e no tempo livre. Com a tese, a autora recebeu menção honrosa do prêmio Adelmo Genro Filho em 2014, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). "Consideramos que esse ator assume a condição de repórter-amador quando consome, colabora e cria um espaço autoral, driblando a mediação da imprensa e se comunicando diretamente com outros atores", explica a autora.

Antes do lançamento, haverá uma mesa de debate sobre "As redes sociais e o poder do cidadão no ambiente de convergência tecnológica". Sheila Borges vai apresentar sua tese e o tema será debatido pelo editor geral do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira; pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Juliano Domingues; e pelo coordenador do Curso de Comunicação Social da UFPE em Caruaru, Amilcar Bezerra. O livro também será lançado no Rio de Janeiro, durante o encontro XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que será realizado de 4 a 7 de setembro. A Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) levará mais de 200 editoras ao Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Ao todo, o público contará com 120 estandes no evento, que celebra os 100 anos da Imprensa Oficial do Estado e homenageia os pernambucanos Lourival Batista e Evaldo Cabral de Mello.