Subscribe:
.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Casinhas com representação na II Jornada dos Povos de Pernambuco

Foto: Divulgação
Da redação, com Leia Já
charlesnasci@yahoo.com.br

O coordenador da Terceira Idade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casinhas, Zito Urbano da Silva (foto), representa o município agrestino na 
II Jornada dos Povos de Pernambuco, II Seminário Internacional de Agroecologia e o III Seminário de Agroecologia de Pernambuco, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, no campo de futebol do Campus Dois Irmãos, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A Jornada reunirá representantes de 10 povos, especialistas e interessados para trocar experiências e dialogar no mesmo espaço, por meio de instalações pedagógicas, feira de agrobiodiversidade, saberes e sabores, roda de diálogos e apresentações culturais. Os encontros abordarão o tema ‘Diálogo de conhecimentos em Agroecologia: Terra, Território e Soberania Alimentar’. Entre os principais eixos do evento estão os impactos e conflitos gerados pelo agronegócio e pelos projetos que ameaçam a terra, a água, o território e a soberania alimentar das comunidades e povos tradicionais e movimentos sociais em Pernambuco.

Entre os palestrantes convidados, estão a pesquisadora espanhola Glória Guzmán Casado e o pesquisador indígena mexicano Antônio Jesus Pacheco Madera. Haverá a presença de Maria Fernanda Ramos Coelho, da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de representantes de órgãos municipais e estaduais. No evento, serão utilizadas metodologias participativas para favorecer o diálogo entre os conhecimentos popular e acadêmico, o intercâmbio de experiências e a formulação de políticas públicas.