Subscribe:
.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Pais largam faculdade para cuidar de filha com microcefalia em Surubim

Eles gastam R$ 250 por semana para levar filha ao Recife para tratamento. Casal está desempregado e conta com ajuda de parentes para despesas
Casal largou faculdade para cuidar da filha com microcefalia (Foto: Kamylla Lima/G1 Caruaru)
Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Nicole Cristina de Melo, de 22 anos, teve uma gestação tranquila – a única situação fora do comum foram as manchas vermelhas pelo corpo. No quinto mês de gravidez veio a notícia: a filha dela foi diagnosticada com microcefalia. Ela e o namorado, Paulo Vinícius Portela, de 21 anos, moram em Surubim, Agreste de Pernambuco, e precisaram largar a faculdade. Desempregados, contam com a ajuda de parentes para custear as despesas com transporte para o tratamento de Helena, a filha de um mês.

Paulo Vinícius contou que gasta, pelo menos, R$ 250 por semana apenas com transporte para levar a bebê ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Recife. Para tentar contribuir com os custos, ele faz "bicos" com promoção de eventos. O jovem disse que esse valor é para as despesas de um dia. Helena precisa ir ao Imip e à AACD para ser tratada com fisioterapeutas e fonoaudiólogos para receber estímulos precoces. Paulo falou que os médicos explicaram que ela tem a possibilidade de ter problemas mortores, visuais, auditivos e mentais. Apesar disso, Nicole contou que a filha – que nasceu com pouco mais de 3 kg – tem um comportamento normal, apesar de ter "espasmos musculares quando ela está dormindo". Assista na matéria do "Bem Estar", da TV Globo:

     

O Ministério da Saúde informou na terça-feira (24) que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 do país. O maior número de ocorrências ocorreu em Pernambuco – 487. Apesar da quantidade de casos no estado, Paulo disse que "não ajuda saber que têm outras crianças [com microcefalia]; não vai mudar os problemas da minha filha".

O casal contou que após o diagnóstico, os médicos tentaram suavizar a situação. Eles disseram que buscam sanar as dúvidas com outros pais em grupos nas redes sociais. A mãe disse que todos na casa tiveram manchas vermelhas pelo corpo, mas o zíka vírus não foi diagnosticado. O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e pode ser – de acordo com o Ministério da Saúde – o causador dos casos recentes de microcefalia.A vida de estudantes deu lugar a responsabilidade de pais.
Nicole Cristina diz que a filha com microcefalia tem espasmos (Foto: Kamylla Lima/G1 Caruaru)
Os dois contaram que ficaram "assustados" ao saber da condição da filha. Eles disseram que estão confiantes no futuro. "Voltei a minha vida para ela [Helena]. Tranquei a faculdade de história na UFPE [Universidade Federal de Pernambuco] para cuidar dela, apesar de estar desempregado e com problemas com dinheiro", disse o pai. A mãe contou que está preparada para enfrentar o que vier pela frente, mas disse que "o futuro será de muita luta".