Subscribe:
.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

AVANÇO I Casinhas tem a melhor educação do Agreste Setentrional de PE, aponta índice da FIRJAN

ROSINEIDE: "É um grande salto de qualidade na área, porque temos compromisso e investimos bastante na infraestrutura das nossas escolas, com amplas reformas, além de atenção total e especial aos nossos profissionais em educação"(Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Dentre todos os municípios do Agreste Setentrional de Pernambuco, Casinhas é a cidade com os melhores índices educacionais, de acordo com o IFDM — Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, com data base 2013 que foi divulgado recentemente. Alcançando a nota 0.7703, Casinhas ocupa neste momento posição de grande destaque a nível estadual — a 16ª posição entre os 185 municípios pernambucanos. Trata-se, portanto, da melhor média alcançada pelo município agrestino na área da educação desde que o índice foi criado em 2005.

Em 2006, no segundo ano da primeira gestão do ex-prefeito João Camêlo, Casinhas apresentava a nota 0.4982 na avaliação e estava no grupo considerado regular (entre 0,4 e 0,6 pontos). A situação, inclusive, permaneceu sem alteração até a metade do seu segundo mandato. Foi só a partir de 2013, no início da gestão Rosineide Barbosa que o município conseguiu dar o seu maior salto na avaliação, entrando no grupo de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8 pontos). A meta da atual gestão agora é chegar no grupo de alto desenvolvimento (superior a 0,8). 
Fonte: FIRJAN
"Os avanços existem de fato, como comprova de forma incontestável o Índice Firjan, só não ver quem não quer. E não apenas na educação, mas também na saúde, no social e na infraestrutura. Não foi a toa que conquistamos o segundo lugar no ranking da GRE Vale do Capibaribe e o troféu nacional Gestor Nota 10 também em educação. É um grande salto de qualidade na área, porque temos compromisso e investimos bastante na infraestrutura das nossas escolas, com amplas reformas, além de uma atenção muito especial com os profissionais em educação, possibilitando a formação dos professores e da equipe gestora, a aquisição de material didático e pedagógico para alunos e mestres e apoio total aos alunos com dificuldade de aprendizagem", avalia a prefeita Rosineide Barbosa.

O IFDM foi criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país e pretende avaliar as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda dos municípios brasileiros. Nessa nova edição – baseado em dados oficiais de 2013, o estudo realiza comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta do cenário econômico. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).
Fonte: FIRJAN