Subscribe:
.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Fragmentada, oposição pode lançar até seis candidatos contra Rosineide em Casinhas

Os seis pré-candidatos da oposição à Prefeitura de Casinhas nas eleições 2016

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Algo inédito (e bem mais comum em grandes cidades, onde existe possibilidade de segundo turno) está prestes a acontecer aqui em Casinhas nas eleições 2016. Nunca antes o eleitorado local viu tantos pré-candidatos a prefeito (são sete, ao todo) de olho na principal cadeira do Palácio Miguel Agostinho como agora. O fato é que, com o encerramento do prazo eleitoral para o registro de candidaturas, no próximo dia 05 de agosto, os cenários da disputa aos poucos vão se delineando e, logo, logo, saberemos quem realmente entra no páreo pra valer.

Você também viu?
Rosineide oficializa candidatura à reeleição no dia 05 de agosto. Quadros da oposição também começam a definir suas convenções

A oposição, como se sabe, está fragmentada. Apesar de tudo indicar que a eleição em Casinhas tende a se polarizar entre a atual prefeita, Rosineide Barbosa (PP) — que oficializará sua candidatura à reeleição no dia 05 de agosto —, e o ex-prefeito João Camêlo (PSB) — com convenção marcada também para o mesmo dia — , outros cinco representantes da chamada "terceira via" estão dispostos a quebrar a hegemonia da disputa. São eles: o empresário e ex-candidato a vereador Ricardo de Belo (PRB), o professor e blogueiro Edmilson Arruda (PSOL), o ex-candidato a prefeito Zito Pezim (PPS), o ex-candidato a prefeito e ex-vereador Guerrinha (DEM) e o ex-candidato a deputado estadual Luiz Carlos (PHS).
A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (PP), disputará a reeleição (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Nos bastidores, comenta-se que, apesar das tentativas de diálogo entre as lideranças desse bloco no sentido de "juntar todo mundo num único palanque", todas aparentemente fracassaram e, ao que tudo indica, deverá ser mesmo cada um por si. Talvez ocorra uma ou, no máximo, duas desistências em favor de outro candidato. Ainda assim, com, digamos, 5 nomes em disputa, continuaria sendo uma eleição atípica. Mas que não deixa de ser algo positivo para o eleitor, que terá um leque de opções de candidatos e suas variadas propostas no pleito. Sobre o assunto, a própria prefeita Rosineide Barbosa chegou a declarar: "Vivemos numa democracia. Qualquer cidadão ou cidadã de bem que, como eu, quer o melhor para Casinhas tem o direito de se candidatar. O sol nasceu para todos".