Subscribe:
.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

OPINIÃO: Acerca da proibição de bandeiras em Surubim (e no restante do país)

Luiz Carlos Mota, o autor do texto em questão, ilustrando seu protesto. (Foto: Surubim News)
Do SURUBIM NEWS (Luiz Carlos Mota)
charlesnasci@yahoo.com.br

Em 2015 o Congresso Nacional aprovou uma Reforma Eleitoral pertinente, por sinal. Que entrou em vigor este ano. O deslize foi a proibição estapafúrdia da fixação de bandeiras em residências, que denotem posicionamentos políticos. Voltamos aos tempos da Ditadura, é isso? Ora, por que não proibir em vias públicas durante períodos de trabalho e descanso a movimentação de carros de som com músicas eleitorais ao invés de vetar o povo de simbolicamente declarar sua intenção de voto? Afinal, a poluição sonora é muito mais desagradável.

Você também viu?
ELEIÇÕES 2016: Justiça proíbe bandeiras em fachadas de residências nas cidades de Casinhas, Surubim e Vertente do Lério

Em relação a 2012, tudo foi reduzido nas campanhas de 2016, diminuindo assim despesas (leia-se o gasto desnecessário). A duração, o financiamento e as propagandas (rádio, TV, internet, etc.) sofreram várias restrições. Algumas burladas por artimanhas promovidas pelas equipes de marketing. Outras que pegaram de surpresa até o setor jurídico dos candidatos, devido à quantidade de minúcias na Resolução nº 23.457 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À vista disso, o que foi hasteado nas fachadas das casas, agora esvaiu-se. Quem paga IPTU, não pode pintar o muro da sua residência em menção partidária nem expor bandeiras na mesma conotação.

Enquanto isso, o aplicativo WhatsApp é "terra sem lei" na internet, repleta de calúnias, injúrias e difamações. Tão potencializadas em Surubim por eleitores ensandecidos de Túlio Vieira (PT), Ana Célia (PSB) e Doutor Valdir (PP). Por conseguinte, que nas próximas reformas eleitorais alguns detalhes sejam modificados. Dando maior importância ao que realmente afeta e prejudica. Sem subliminarmente (ou até explicitamente), inibir a população com certas regrinhas absurdas. Que ofendem também a liberdade de expressão. Seja ela oral, textual ou ILUSTRATIVA!