Subscribe:
.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

TRADIÇÃO: Começa a 41ª Exposição de Animais de Surubim

Foto: Divulgação/Reprodução
Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Teve início na noite desta quinta-feira (25), a 41.ª Exposição de Animais de Surubim, uma das mostras mais antigas do Estado. A cerimônia de abertura foi presidida pelo presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim (SCS), José Mariano da Silva Júnior e contou com a presença de diversas autoridades entre elas, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota e o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Surubim, Aldo Leal. Os discursos na solenidade, foram marcados pela abordagem do principal problema que afeta o Agreste Setentrional atualmente: a seca. A falta de chuva reflete de forma direta na pecuária, causando prejuízos significativos à atividade. Por causa da estiagem, existe a expectativa que a quantidade de animais na Exposição diminua.

"Conclamamos todos para resolvermos os problemas de falta d’água, fazendo açudes, retendo as águas dos rios e riachos. Infelizmente ainda não é utilizada tecnologia avançada para perfuração de poços. O trabalho é feito por adivinhação com o uso de uma varinha para localizar água no subsolo", comentou Aldo Leal. Para o secretário Nilton Mota é possível conviver com a seca usando técnicas modernas. "Existem no mundo lugares mais secos que o nosso, mas que conseguem produzir por conta da utilização de tecnologias de ponta. É no momento da adversidade que se consegue encontrar as soluções para os grandes problemas. É preciso construirmos políticas públicas com os governos municipal, estadual e federal", afirmou.
Foto: Divulgação/Reprodução
Como acontece a cada edição, o evento homenageia um pecuarista integrante da SCS. Este ano o homenageado é Elizado Batista de Souza, de 85 anos, que foi o primeiro presidente da entidade. Uma placa em sua homenagem foi afixada na sala onde está a galeria dos ex-presidentes da instituição. Durante seu pronunciamento, Elizado lembrou de fatos que marcaram a fundação da SCS. "Foi no Círculo Operário que se decidiu fundar esta Sociedade com o apoio do Monsenhor Ferreira Lima e de José Henrique Filho. O terreno foi adquirido a José Natal através de Antônio Medeiros".

A programação da 41ª Exposição de Animais de Surubim segue nesta sexta-feira (26), com julgamento de equinos e bovinos, durante o dia. À noite, haverá shows com os Manos do Forró e Forrozão Chinelar, a partir das 22h. No sábado (27), os julgamentos continuam no período diurno e às 22h se apresentam Adriano do Acordeon e Forró Masseta. Já no domingo (28), às 15h, será realizado o Desfile dos Animais e a entrega de troféus aos vencedores. Às 17h, ocorre o encerramento oficial do evento e às 19h tem show com as bandas Gatinha Manhosa e Mastigados do Forró.