Subscribe:
.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Casinhas entra na primeira lista de municípios que vão receber precatórios do FUNDEF

Anúncio foi realizado durante encontro com prefeitos eleitos (Foto: Divulgação)
Do BLOG DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Casinhas, no Agreste Setentrional, foi um dos oito municípios listados pelo procurador de Contas Gilmar Lima, que vão receber, a partir de dezembro, precatórios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (26), durante reunião com os novos prefeitos pernambucanos e órgãos de fiscalização e controle sobre a transição de gestão municipal.

De acordo com a Advocacia Geral da União (AGU), esses pagamentos são verbas carimbadas e só poderão ser utilizadas na Educação. Além de Casinhas, o procurador também citou os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jurema, Lagoa do Ouro, Moreilândia, Saloá, Santa Cruz da Baixa Verde e Vicência. Ele adiantou aos novos gestores municipais que um ofício será encaminhado para alertar sobre o devido uso da verba na Educação. De acordo com o Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO PE), os precatórios são oriundos da diferença sobre a liberação dos recursos provenientes FUNDEF.

Do montante de cada secretaria de Educação, 60% do valor devem ser destinados ao rateio com os professores que estavam em sala de aula entre 2001 e 2006. Os educadores que se aposentaram após esse período ou durante o mesmo, também têm direito a recebimento. Para as outras prefeituras ainda não existe uma data definida para liberação.