Subscribe:
.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ainda temendo vaias, Temer faz 1ª viagem ao Nordeste

Michel Temer: agenda foi divulgada na véspera da viagem para esvaziar
manifestações (Getty Images)
Da EXAME
charlesnasci@yahoo.com.br

Prestes a completar sete meses na Presidência, sendo quatro meses efetivo no cargo, o presidente Michel Temer fará sua estreia nesta sexta-feira, 9, no Nordeste, ainda com receio de manifestações e vaias, já que a região é considerada um dos redutos petistas. Desde que assumiu, Temer já programou e cancelou pelo menos duas agendas na região. Os compromissos desta sexta foram estimulados por auxiliares com o argumento de que é preciso criar agendas positivas e "sair um pouco do gabinete".

Por isso, com a ajuda do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na semana que vem Temer deve ir à região Norte. Na tentativa de esvaziar possíveis reações, a chefia de gabinete do Planalto segurou a divulgação da agenda oficial até a véspera da viagem. Pelo menos um auxiliar do presidente reconheceu que a iniciativa tinha como intenção privilegiar a imprensa regional que não necessitaria de grandes deslocamentos para realizar a cobertura, e que pode focar mais no aspecto positivo da agenda, sem destacar, por exemplo, assuntos nacionais, como a crise política desta semana.

A estreia de Temer começará em Surubim (PE) para inspeção e atos de assinatura na barragem de Jucazinho. Na sequência, visitará a estação de bombeamento do reservatório do Programa de Integração do Rio São Francisco. Nessa agenda, há inspeções previstas nas cidades de Salgueiro (PE) e Floresta (PE), municípios vizinhos que abrigam o reservatório. Com isso, Temer tenta neutralizar o movimento de Ciro Gomes e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), contra o governo. Ambos organizam mobilização pela retomada das obras de transposição do rio para combater a seca.

Apesar disso, em Fortaleza, onde Temer estará à tarde, a escolha foi feita para evitar exposição a possíveis manifestantes. Na capital cearense, o presidente assina o decreto de regulamentação da Lei 13.340, referente a liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural do Banco do Nordeste. O evento ocorrerá na sede do banco. O deslocamento do presidente na capital deve ser feito de helicóptero, justamente para evitar possíveis manifestações. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.