Subscribe:
.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PAÍS: Filho confirma morte do ministro Teori Zavascki em acidente

Foto: Google Imagens-Reprodução
Da VEJA
charlesnasci@yahoo.com.br

Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da Lava Jato, confirmou em sua conta no Facebook a morte do pai na queda de um avião na tarde desta quinta-feira em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina. "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!", escreveu.

Você também viu?

Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano em São Paulo e no Rio. Os dois se aproximaram após a morte da esposa de Teori. A aeronave, que tem capacidade para oito pessoas, deixou o Campo de Marte, em São Paulo, às 13h. O acidente aconteceu por volta das 14h. Abalada, a presidente do Tribunal, Cármen Lúcia, voltou a Brasília ao saber do acidente. Gilmar Mendes, por sua vez, tentou falar com Teori por uma hora, sem sucesso.

Teori Albino Zavascki nasceu em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. Ele formou-se em direito em 1972, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chegou ao STF em novembro de 2012, nomeado por Dilma Rousseff. Também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça entre 2003 e 2012. Ele é o relator da Operação Lava Jato no STF. Com sua morte, o cargo deverá ser ocupado pelo ministro que for indicado para o lugar dele pelo presidente Michel Temer. O nome indicado ainda deverá ser sabatinado e aprovado pelo Senado.