Subscribe:
.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Despercebidos, porém ativos: a “Missão Francesa” que não abandona Surubim

Foto: Divulgação/Reprodução
Do SURUBIM NEWS (Débora Lima)
charlesnasci@yahoo.com.br

BOA AÇÃO  Em tempos de crise financeira, desemprego, corte de gastos, escândalos de corrupção e tantas outras situações que nos fazem desacreditar em um futuro melhor para a cidade de Surubim, o Agreste de Pernambuco recebeu dias atrás uma parcela grandiosa da generosidade de pessoas que ainda são a esperança de dias melhores. Os fonoaudiólogos franceses Christine Dagain e Bruno Prats passam todos os fins de semana do ano fazendo bolos, rifas e ações com amigos em sua cidade natal com o intuito de arrecadar fundos e comprar as dezenas de órteses que trazem anualmente para doar no Brasil. Mais do que generosa é uma ação de abdicação, pois envolve uma série de trabalhos que nem sempre são reconhecidos.

O mérito da inclusão de Surubim nessa "rota do bem" é da também fonoaudióloga Cláudia Leal Brayner. Filha da terra, dedicada às ações sociais e integrante do Rotary Club Surubim Centro, Cláudia acompanha os amigos há 19 anos não só em aqui, mas por várias cidades do Estado. A delicadeza do gesto voluntário não se restringe aos aparelhos e as pilhas (para meses de utilização) que são doados. É o tratamento, o cuidado, as malas repletas de brinquedos para as crianças, lembranças da França para os adultos e pais que acompanham o processo de doação e muito do que nosso mundo atual precisa: exemplo de humanidade.

Esse ano a parceria com a Prefeitura Municipal mais do que os exames audiométricos e os moldes de silicone rendeu uma ação especial: a de agradecimento. Em um evento simples organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, no próprio auditório da prefeitura, os franceses foram recepcionados por alunos beneficiados, pais e professores do Ensino Especial com alegria e entusiasmo. Uma ação simples que emocionou quem está acostumado e fazer o bem sem esperar nada em troca.

Com lágrimas nos olhos Cláudia, Bruno e Christine agradeceram a acolhida, tiraram várias fotos com os presentes e se apressaram em dar início ao dia de trabalhos que seguiu até às 16h, da última quarta, 15 de março, sem interrupções até os 30 atendimentos agendados serem concluídos. Isso nos faz refletir a real simplicidade do bem, que não quer holofotes, não quer méritos, mas se preocupa com ações e com a mudança que elas proporcionam. Ainda há sim, esperança e boas ações modificando vidas e às vezes muito mais próximas de nós do que imaginamos