Subscribe:
.

terça-feira, 23 de maio de 2017

LUTO: Artista popular Biu Maneiro comete suicídio por enforcamento aos 57 anos em Casinhas

Biu Maneiro em trecho de clipe comemorativo aos 20 anos de emancipação política de Casinhas (Foto: Youtube/Reprodução)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A cidade de Casinhas amanheceu de luto nesta terça-feira, dia 23 de maio de 2017. O poeta e embolador Severino José Pires da Silva, mais conhecido como "Biu Maneiro", 57 anos, foi encontrado morto dentro da sua residência, localizada na Rua Coronel Periandro, no Centro. Familiares encontraram o corpo já sem vida, por volta das 8h, pendurado numa corda amarrada no telhado da cozinha da sua residência. Biu Maneiro também era servidor público à serviço da Prefeitura de Casinhas, exercendo há vários anos a função de vigia da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM).

Um dos colegas de trabalho, o motorista Josicássio Leal, postou um vídeo no Facebook em sua homenagem:

     


Frente da casa de Biu Maneiro, no Centro de Casinhas (Foto: Divulgação/Reprodução)
Corda usada pelo artista para cometer o suicídio (Foto: Divulgação/Reprodução)
Biu Maneiro era casado e pai de sete filhos, quase todos residentes no Estado de São Paulo, onde sua esposa estava a passeio. Ela estará retornando ainda hoje para Casinhas. Uma das irmãs do embolador, dona Josefa Pires da Silva, 72 anos, disse para a reportagem do Blog MAIS CASINHAS que seu suicídio abalou a família. "Pegou todo mundo de surpresa. Meu irmão era muito contente e bastante querido em Casinhas. Deve ter botado coisa ruim na cabeça, entrado em depressão. A gente não sabe explicar o que realmente passou pela cabeça dele pra tomar uma atitude dessas", contou dona Josefa.
"Meu irmão era muito contente, deve ter
 botado coisa ruim na cabeça", disse dona
 Josefa Pires (Foto: Divulgação/Reprodução)
Bastante emocionado, o vocalista da banda "Pipôco", da cidade de Casinhas, José Mário, lamentou profundamente a morte do parceiro e amigo de infância. "Ele era meu amigo de infância e, através da banda Pipôco, que ele também participava tocando seu pandeiro, nossa amizade só aumentou mais ainda. Aonde chegava a gente fazia aquela batucada junto", disse o amigo. "Ultimamente, ele vinha reclamando de fortes dores de cabeça, dizendo que andava com a pressão sempre alta. Mas continuava sempre animado, contagiando a todos com aquele bom humor e alegria dele. É muito triste tudo isso", lamentou.
"Ultimamente, ele vinha reclamando de fortes
dores de cabeça, dizendo que andava com a
pressão sempre alta", conta José Mário,
amigo de infância de Biu Maneiro
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Além de integrar o grupo Pipôco, Biu Maneiro sempre era lembrado em eventos culturais do município. Em 2008, participou como figurante do primeiro filme rodado no município, o curta-metragem "Passarelas, Uma História de Carnaval". Na ficção, escrita e dirigida por Charles Nascimento, ele aparece tocando seu inseparável pandeiro durante a passagem de um bloco de carnaval pelo centro da cidade. No aniversário de 20 anos de emancipação política de Casinhas, Biu também chegou a participar das gravações de um vídeo comemorativo, como o leitor pode conferir abaixo:

    

A Polícia de Casinhas constatou o suicídio e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Caruaru. Os detalhes sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família do artista.
Veículo funerário que transportou o corpo de Biu Maneiro até o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Caruaru (Foto: Divulgação/Reprodução)
Biu Maneiro tocando pandeiro durante as gravações do filme "Passarelas, Uma História de Carnaval", em 2008 (Foto: Wedson Sales/Divulgação)