Subscribe:
.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ECONOMIA: Com foco na cajucultura, prefeitos do Agreste farão nova visita técnica ao Campo Experimental de Pacajus, no Ceará

Gestores dos municípios de Casinhas, Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho vão conhecer de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão 
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Vista como uma interessante alternativa para diversificar a economia do Agreste Setentrional, especialmente na zona rural dos municípios, a cultura do caju entra novamente na pauta de alguns dos atuais prefeitos da região. Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, pelo menos cinco deles estarão visitando o Campo Experimental da Embrapa, na cidade Pacajus, no Ceará, para conhecer de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão. A comitiva será formada pelos prefeitos João Camêlo, de Casinhas, Renato Sales, de Vertente do Lério, Alex Robevan, de Santa Maria do Cambucá, e as prefeitas Ana Célia, de Surubim, e Adriana Assunção, de Frei Miguelinho.

A informação é do ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, um dos articuladores da visita a Pacajus. "Em junho de 2015, a mesma visita técnica foi realizada com os gestores anteriores de algumas dessas cidades, assim como também à microrregião de Picos, no Piauí, onde puderam conhecer o canteiro de mudas de caju anão precoce da Codevasf. Nas duas ocasiões, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer os êxitos das experiências desses estados tanto com o manejo, o cultivo e o aproveitamento do fruto do cajueiro. Após as viagens, foi realizado o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional de Pernambuco, em Surubim e Casinhas, assim como técnicos da Embrapa estiveram nos municípios e viram com bons olhos a implantação de um jardim clonal num dos municípios. Infelizmente, o projeto acabou não funcionando naquele momento por conta, principalmente, da forte estiagem que assolava nossa região", explica Borges.

"Agora, os novos prefeitos estão muitos interessados na retomada do importante projeto, a Embrapa do Ceará, nas pessoas do chefe de Transferência de Tecnologia, Marlos Bezerra, e do supervisor do Setor de Gestão, Afrânio Arley, estão totalmente à disposição para nos prestar todo o apoio que for preciso para o pleno desenvolvimento da nossa experiência e o Governo de Pernambuco, na pessoa do secretário de Agricultura, Nilton Mota, também já sinalizou que garantirá a aquisição de mudas para os municípios", finalizou.