Subscribe:
.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Gestores de Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Surubim cumprem agenda na próxima quinta (9) em Pacajus, no Ceará

João Camêlo, Adriana Assunção, Alex Robevan e Ana Célia vão conhecer de perto as técnicas de plantio do caju anão precoce no Campo Experimental da EMBRAPA Agroindústria Tropical
João Camêlo (Casinhas), Ana Célia (Surubim), Alex Robevan (Santa Maria do Cambucá) e Adriana Assunção (Frei Miguelinho) (Fotos: Divulgação/Reprodução)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

UNIDOS PELO CAJU  A prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), o prefeito de Casinhas, João Camêlo (PSB), a prefeita de Frei Miguelinho, Adriana Assunção (PSB), e o prefeito de Santa Maria do Cambucá, Alex Robevan (PSB), cumprem agenda na próxima quinta-feira, dia 9 de novembro, no município de Pacajus, localizado há cerca de 50 km de Fortaleza, no Ceará, onde farão uma visita técnica ao Campo Experimental da EMBRAPA Agroindústria Tropical. Lá, terão a oportunidade de conhecer bem de perto o desenvolvimento e execução de trabalhos de pesquisa com o cajueiro anão precoce em temas estratégicos, como o melhoramento genético de plantas, fertilidade dos solos, fisiologia vegetal, nutrição de plantas, manejo e práticas culturais, entre outros.

Você também viu?
ECONOMIA: Com foco na cajucultura, prefeitos do Agreste farão nova visita técnica ao Campo Experimental da EMBRAPA do Estado do Ceará

Os quatro gestores do Agreste Setentrional pernambucano farão a viagem numa Van, acompanhados de seus secretários e/ou técnicos de agricultura, além de produtores rurais dos respectivos municípios que já lidam com o manejo da cultura do caju. Em junho de 2015, um grupo de prefeitos de quase todas estas cidades chegou a realizar a mesma visita técnica ao município cearense com o objetivo de colher experiências para tentar emplacar um grande projeto regional de revitalização da cajucultura.

Na época, os agricultores da região depositaram toda esperança e confiança de que iriam ver nascer uma fonte de renda na região, mas, infelizmente, os prefeitos não acreditaram e a ideia não se concretizou. O Blog MAIS CASINHAS foi informado que, agora, os atuais gestores municipais estão bem mais empolgados e já contam, inclusive, com o respaldo e apoio total do Governo de Pernambuco na empreitada. 

A inciativa e articulação da visita, mais uma vez, partiu do ex-vereador de Casinhas, Walter Borges. "Embrapa aposta no desenvolvimento da cultura aqui na região, tendo em vista a potencialidade do nosso solo. E os atuais prefeitos estão animadíssimos, já que, depois do algodão, o caju anão precoce é visto como uma alternativa de agronegócio viável e interessante, além do simples fato que seu cultivo se dá dois anos após ser plantado", explica Borges.