Subscribe:
.

terça-feira, 9 de maio de 2017

EM RS: Lula e Bolsonaro aparecem empatados em pesquisa

Na pesquisa estimulada divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa, o ex-presidente e o deputado federal aparecem empatados com 19,4% ambos
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Do LEIA JÁ (Taciana Carvalho)
charlesnasci@yahoo.com.br

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nessa segunda-feira (8), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) empatados na disputa para ser o próximo presidente do país. A pesquisa estimulada, que abrange os eleitores do Rio Grande do Sul, mostra ambos com 19,4% caso a eleição fosse disputada com a ex-ministra Marina Silva (10,9%), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (9,7%), o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa (7,1%), o ex-ministro Ciro Gomes (5,7%), o presidente Michel Temer (2,5%) e o senador Ronaldo Caiado (0,8%). Os que optaram por “nenhum” representam 17% e os que não souberam responder 7,5%.

Também foi perguntado aos entrevistados quem teria mais chance entre os nomes do PSDB. O prefeito de São Paulo, João Doria, aparece em primeiro lugar com 21,7%, e o senador José Serra (13,6%) em segundo lugar. O senador Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e do Paraná, Beto Richa; estão com 11,3%, 9% e 1,6% respectivamente. No levantamento estimulado feito com os políticos do PT, Lula aparece em primeiro lugar com 20,8%, o ex-governador gaúcho Tarso Genro com 14%, a ex-presidente Dilma Rousseff com 6%, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad com 2,4% e o ex-ministro Jaques Wagner com 0,8%.

Os dados também revelaram que apenas 1,1% consideram a administração do presidente Michel Temer (PMDB) como ótima e 73,1% disseram desaprovar o governo do peemedebista. Além disso, 36,6% definiram a administração de Temer como "pior" do que a de Dilma Rousseff. Apesar de acharem a gestão de Temer "pior", 68,3% acredita que as denúncias de corrupção contra a ex-presidente são verdadeiras. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 68 municípios entre os dias 02 a 05 de maio de 2017.

Segundo o Paraná Pesquisas, "a amostra representativa do Estado do Rio Grande do Sul atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais".